domingo, 12 de julho de 2009

O perfil do líder na atualidade

Saber explorar o que cada um tem de melhor, descobrir talentos e cultiva-los, motivar a equipe e estar constantemente antenado no mercado, sao algumas das caracteristicas de um verdadeiro lider. Um bom líder tem acesso fácil ao grupo, interage, compreende, estimula, tem influência entre as pessoas ajudando-nas a atingir metas e objetivos. Tem humildade para se permitir aprender sempre. Líderes e liderados devem aproveitar o potencial uns dos outros, respeitando diferenças e estilos, exercendo uma verdadeira parceria. Os líderes devem ter percepção para compreender as forças e as fraquezas do seu grupo.

Basicamente, existem dois tipos de líderes: os espontâneos e os escolhidos. Os primeiros emergem naturalmente pelo seu talento e conhecimento. No segundo caso, são pessoas colocadas estrategicamente em uma posição para lidar e influenciar uma determinada equipe.


Diante da crise, o gestor terá a responsabilidade de redesenhar a relação com sua equipe, ter percepção de futuro, precisará ter mais coragem para ousar, correr riscos e tornar suas posições mais claras diante dos liderados. Revelar o lado construtivo, influenciar suas equipes para que encontrem soluções criativas. A crise gera mudanças. Sendo assim, o momento exigirá gestores de mudanças e não agentes passivos.

O bom líder não tem medo de perder a liderança, pois liderança não se perde, se transfere. Se algo foi perdido, não foi a liderança, e sim, a chefia. Ser líder é fazer os outros brilharem, é brilhar através do brilho da equipe.

Estilos de lideranças :

* líderes visionários: despertam em seu grupo "visão". Fazem com que as pessoas desenvolvam um conjunto de razões e emoções coerentes entre si que justifiquem o engajamento pleno num projeto. Desenvolve visão propulsora do futuro - fator que externa importância e diferencial para o sucesso continuado;

* líderes atentos para a individualidade: se prendem mais ao indivíduo buscando compreender peculiaridades e contribuindo para uma melhor comunicação com as pessoas, entendendo sua visão e estratégias únicas para agir. Pode dissolver corporativismos e reações do grupo quando se mobiliza alguém em sua individualidade;

* líderes inspiradores: inspiram as pessoas, fazem importantes reflexões, trabalham o significado das situações, usam o pensamento, frases impactantes.

* líderes estimuladores: "Torcida". Incentiva e convida os membros da equipe a aprimorarem um movimento, ação, habilidades e talentos;

* líderes intelectuais: fornece evidências, estudos, pesquisas, dados irrefutáveis sobre aquilo que quer transmitir. Utliza-se de dados mensuráveis;

* líderes por objetivos: Tem como característica a utilização da ferramenta motivacional metas e esse processo é decidido e executado em parceria com todos os mebros da equipe em prol da soma de energias - ou sinergia - colaborando com o resultado;

* líderes por recompensa: estimula recompensa pelas vitórias e sucessos de uma pessoa ou equipe;

*Liderança pelo Conhecimento :"conhecimento é poder", busca e compartilhamento do conhecimento que cria destaque em um determinado grupo de pessoas. Inspira respeito e admiração e as pessoas a sua volta procuram sempre aprender com ele.

* “Líder carismático”: inspira em seus liderados a confiança, aceitação incondicional, obediência espontânea e envolvimento emocional. O líder carismático é visto por seus liderados como alguém que possui qualidades excepcionais.

* O “Líder executivo”: surgiu por causa da busca das organizações pela obtenção da ordem, ele costuma possuir muitas habilidades técnicas, competência;

* “Líder coercitivo”: exerce a liderança através da coerção, violência, verbal ou física. A relação entre líder e liderado é instável;

* O “Líder distributivo”: apenas delega tarefas, controlando e cobrando resultados;

* O “líder educativo”, aquele que costuma dar o exemplo, seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho. São feitas trocas de conhecimentos não apenas técnicos, mas também humanos;

* O “Líder inspirador”: aquele que raramente precisa dar ordens a seus liderados, eles se sentem atraídos pela figura do líder e estão dispostos a fazer o que é necessário.

* O estilo deixa-andar (tipo desertor): indiferente, quer o rendimento, quer à moral dos empregados. Este tipo mostra relativamente à empresa uma atitude de abdicação completa.

* O tipo burocrata: é incapaz de conceber ou aplicar os princípios de liderança de sua própria iniciativa, homem de escritório, um funcionário, geralmente pouco versado e inspirado nas ciências e práticas de gestão. Procura antes de mais respeitar o enquadramento jurídico, que considera de uma certa maneira como um fim em si.

* O autocrata (explorador): enorme necessidade de segurança e na sua ansiedade relativamente a carreira, reputação e salário. Não confia nos outros. De aspecto exterior austero, tem sempre a necessidade de ter razão; tem uma atitude negativa e altamente crítica em relação aos outros que o conduz a atitudes arbitárias no exercício do poder.

* O autocrata benevolente (paternalista): toma nas suas mãos a responsabilidade e o comando de uma unidade administrativa: controla os objectivos e meios de trabalho, estabelecendo estruturas de trabalho bem definidas, dando a cada um directivas precisas.Se ele impõe os seus métodos aos empregados é com o objectivo de , lhes dar segurança e enquandrar, considerando que os homens preferem ou precisam de ser dirigidos. Assume um papel paternalista; interessa-se pelos problemas dos seus subordinados, abre-se à comunicação, e estabelece consultas, quando é o caso disso.

* O tipo consultivo: submete frequentemente as suas decisões a exame e conselho dos seus subordinados; a todavia conserva a responsabilidade e controle final. Consulta os seus subordinados porque confia nos membros da sua equipe e respeita os seus pontos de vista pessoais, tomando realmente em consideração esses pontos de vista nas suas deliberações finais.

Falsos líderes : Há três tipos de falsos líderes: Ditatorial ( segura todo poder em suas mãos. É quem tudo planeja, tudo pensa, tudo determina, é autoritário e acaba queimando talentos), Paternalista ( como o ditatorial, é ele quem tudo faz), Liberal ( deixa tudo como está para ver como é que fica).

Líder Democrático : É o verdadeiro líder. Há três tipos de líderes democráticos:

-Profético: tem facilidade para entender o ideal da equipe. Tem visão de para onde sua equipe caminha, é capaz de entender e interpretar o que acontece no presente e consegue transmitir para os outros a finalidade da equipe. Possui consciência crítica bem desenvolvida.

-Líder de Coesão: Se preocupa com a união da equipe, o diálogo a amizade e a compreensão. Tem facilidade para captar os problemas humanos da equipe e contribuir para solução. Normalmente faz seu trabalho em silêncio. Ajuda a patrulha a dar testemunho do que é essencial para Tropa e faz crescer a capacidade da patrulha para ação.

-Líder Prático: Tem capacidade de planejar e organizar a ação e de ajudar na formação da equipe. Nunca trabalha sozinho: delega poderes e sua meta é descobrir novos líderes. Pelo seu


exemplo de dedicação, comunica entusiasmo e esperança aos membros da equipe.

O líder Profético tem visão, sabe questionar, mas não é prático e não sabe encontrar saídas. O líder de Coesão tende a somar forças, o Profético de ser divisionista. O Líder de Coesão, por suas vez, é prudente demais quando, as vezes, tem que enfrentar o problema.

Um líder complementa o outro. E cada tipo de líder tem em si os traços dos outros dois. É importante que o líder prático possua os traços desses outros líderes, caso contrário não conseguirá levar a equipe adiante. A liderança pode ser uma autoridade natural, quando o líder é aquele que consegue influenciar ou direcionar a equipe sem, necessariamente, possuir um cargo de liderança. O bom líder não apenas possui grandes reservas de energia, mas também é capaz de energizar seus liderados".

O autêntico líder necessita estudar, entender e praticar algumas competências essenciais.

1- Cooperação e confiança mútua

2- Tomada de decisão onde existe a competência.

3- Gerenciamento focado em resultado.

4- Avaliação de performance contínua e clara.

5- Comunicação franca.

6- Informações compartilhadas.

7- Trabalhando com emoções e argumentos em situações de conflito.

8- Fazer uso de diversas opiniões, argumentos e diferentes culturas.

9- Comprometimento com novas idéias.

10- Identificar e destacar méritos.

11- Compartilhar e desenvolver parcerias.

12- Comprometimento com liderança.

A essas qualidades podemos juntar outras como ética, caráter e coragem.

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é uma ação isolada. A excelência é um hábito”. Já dizia Aristóteles há cerca de vinte e quatro séculos, demarcando uma diferença significativa entre estes dois termos, uma vez que o excelente de hoje pode ser aprimorado amanhã, enquanto que, depois do sucesso, só pode vir a queda ou o esquecimento.
O sucesso está restrito a uma condição passageira que muito raramente se repete , enquanto que a excelência pode ser expandida sem deixar seqüelas.
Gostaria de deixar aqui minhas boas vindas aos internautas que frequentam ou passarão a frequentar este blog. Convido a todos para que participem ativamente, pois o objetivo da criação deste é a troca de informações, o aprendizado, o debate.

Que todos sejam bem vindos e boa navegação