segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"Princípio da Co-responsabilidade Inevitável"

Lendo o livro "O futuro da Humanidade" de Augusto Cury achei muito interessante sua tese sobre o "Princípio da Co-responsabilidade Inevitável".

O psiquiatra Marco Polo, personagem do livro explana sua idéia de que tudo, exatamente tudo que uma pessoa faz, reflete positiva ou negativamente a sua volta e até no mundo. Uma pessoa que comete um suicídio deixa marcas em seus familiares e pode gerar traumas que influenciem em seus atos perante a sociedade, um ato, as vezes simples pode influenciar no comportamento de outra pessoa e assim vai como uma corrente. Quer dizer "Interfirimos na memória e no tempo dos outros a todo instante".
 Um exemplo citado foi o de Hitler. Em 1908 Hitler Foi para Viena pois queria ser pintor, no entanto, foi rejeitado pela academia de belas-artes, o que pode ter afetado sua afetividade, compreensão do mundo, auto-estima, desenvolvimento da sensibilidade entre outros fatores. Se Hitler tivesse tornado-se pintor, teria envolvido-se com a política, e depois por consequência, sua luta no partido nazista e a eclosão da Segunda Guerra Mundial? Não dá para se saber, mas o início dessa mudança de rumo em sua vida começou com a rejeição de uma pessoa e quantas gerações foram influenciadas. Ainda hoje temos os neo-nazistas pregando preconceito.

Não somos uma ilha e somos inevitavelmente responsáveis pelo combate a violência, a miséria mundial e uma gama enorme de doenças sociais.
Ainda hoje temos os neo-nazistas pregando o preconceito e a violência. Não somos uma ilha e somos inevitavelmente co-responsáveis pela violência, a fome mundial, a miséria humana e uma gama enorme de diversas doenças sociais.
Gostaria de deixar aqui minhas boas vindas aos internautas que frequentam ou passarão a frequentar este blog. Convido a todos para que participem ativamente, pois o objetivo da criação deste é a troca de informações, o aprendizado, o debate.

Que todos sejam bem vindos e boa navegação